segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Partiu mais um bravo! E os sinos dobram por nós.



O dia amanheceu mais triste hoje. Perdemos mais um bravo guerreiro da literatura nacional: Moacyr Scliar.


Que os sinos toquem por ele, mas muito mais por nós pela nossa perda.


Moacyr Jaime Scliar nasceu em Porto Alegre (RS), no Bom Fim, bairro que até hoje reúne a comunidade judaica, a 23 de março de 1937, filho de José e Sara Scliar. Sua mãe, professora primária, foi quem o alfabetizou. Cursou, a partir de 1943, a Escola de Educação e Cultura, daquela cidade, conhecida como Colégio Iídiche. Transferiu-se, em 1948, para o Colégio Rosário, uma escola católica. Posteriormente cursou medicina na na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, formando em 1962.

Neste mesmo ano Publicou seu primeiro livro, “Histórias de um Médico em Formação”. A partir daí, não parou mais em sua grande produção literária tendo publicado mais de 67 livros abrangendo o romance, a crônica, o conto, a literatura infantil, o ensaio, e sendo detentor de diversos prêmios literários.

Em 31 de julho de 2003 foi eleito, por 35 dos 36 acadêmicos , para a Academia Brasileira de Letras, na cadeira nº 31, ocupada anteriormente por Geraldo França de Lima.

Infelizmente, neste neste domingo (27/02), à 1h., Scliar nos deixou, vitimado por falência múltipla dos órgãos. A ele nosso adeus de saudade e nosso mais sincero agradecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário