quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Artigo


Sou individual
ou individualista?

Ser individual não significa ser individualista, pois todo indivduo, ou ser humano tem sua individualidade que deve ser respeitada tanto no sentido de ter sua identidade reconhecida, quanto ao que diz respeito ao espaço que Deus lhe deixou para ocupar na terra.
Sabemos que todos nós temos um espaço que é somente nosso, e que nos foi dado como dádiva de Deus. Logo se ver que a individualidade de alguém não quer dizer que este faça oposição, se ache dono do pedaço, pois cada um de nós nasceu para viver dentro do seu espao sem agressões. Tem quem limita conveniências, mas também quem anda em coletividade, e isso que faz a diferença.
Quem sabe ocupar o seu lugar na vida aponta seu nome para algo.
Aqui se faz ter indagações, como: Sou consciente que existo porque Deus tem um propósito em minha vida, me conhece antes de eu ser formado no ventre materno, me fez para ser único, e minha individualidade me faz entender que posso somar valores, multiplicar o que leva ao bem? Se a resposta for positiva, logo saberás distinguir entre ser individual e individualista.
Sabe-se que muita gente se confunde como ser humano, se sente pequeno, inferior, deslocado no meio em que vive, sem grandes perspectivas de vida, principalmente acerca de ter um projeto para uma vida plena, tenta entender por que e para que finalidade veio ao mundo. Mas além de ser alguém, é uma pessoa que Deus fez única, com uma missão para desenvolver na terra, que cabe somente a ela fazê-lo.
Alguns se perdem nas suas definições sobre o assunto, e até distorcem a respeito de ser individual - com o que os faz se tornarem individualistas. Outros, nem sabem do que se trata!
Entende-se que uma pessoa para ter a sua individualidade ou se sentir individual precisa saber quem ela .
Como isso funciona? Basta olhar para dentro de si e se ver como um ser especial, com um mecanismo criador para ser desenvolvido em seu entendimento, como sendo filho de Deus para ter sua identidade própria, e saber que foi criado para um fim ou propósito que é somente seu.
Isso não tem a ver com egoísmo, com orgulho que faz algum querer ser melhor que outrem, absolutamente, mas com a biografia que cada um tem, pois antes mesmo de existirmos Deus já preparara o rascunho de nossa biografia.
Sabe-se que tem quem sofre aflições, crises existenciais, que geram conflitos interiores, perguntas sem respostas, tudo por problemas que afetam a auto-estima, e faz acontecer insegurana, medo, inquietação e, de certa forma, desespero.
Quantas pessoas entre nós se esgotam facilmente, se deprimem, se isolam, procuram respostas acerca de si mesmas, e nem sempre encontram saídas.
Ao analisar sobre isto eu vi que tem quem se isola por qualquer motivo, e quem se mistura demais, no sentido de se envolver com os outros, com o que eles pensam e agem, e se comporta como se não tivesse vida própria, que mal percebe que tem autonomia, então vive desprovido de opiniões próprias!
Enquanto alguns exageram na individualidade, se sentem com auto-suficiência, muitos ficam sempre com a auto-estima baixa e isso é leva ao individualismo.
Estava a observar esses dois perfis, digo que o que se refere a individualidade, autonomia que cada um de nós pode ter como seres humanos é ser dotado de uma digital única. Porque fomos criados para sermos imagens e semelhana de Deus, vivendo a verdade, porque ele nos fez para isso, logo somos individuais e andamos em coletividade.
Ora, para eu me sentir bem aceito, bem amado por Deus e pelas pessoas, preciso primeiramente me amar, me aceitar como sou e declarar para dentro de mim que sou forte, uma pessoa corajosa, com disposio para encarar desafios que a vida oferece. Isso pode ser difícil, mas não é impossivel.
Muitas vezes olhamos no espelho e viomos nosso reflexo, tomamos um susto, pois nem sempre o que enxergamos é o que gostaramos de ver, mas muitos de nós tentamos nos enganar a respeito de nós mesmos e acabamos por desejar ser quem não somos. A nossa vida pertence a Nós e a Deus que a formou.
Tem quem se acha o tal, o poderoso, o melhor em tudo, o sabichão. Quando se pensa desse jeito se faz permitir entra o individualismo que, para alguns, pode está intimamente ligado com auto-abandono, ou auto-suficiência.
Muita gente se retrae no mundo que criou para si, porque se viver no mundo real se sente desprezada, inferior, mal amada, rejeitada, excluda, diferentes das pessoas a sua volta. Um individualistas ao extremo afasta amigos, desperdiça oportunidades e passa a ser visto como alguém excntrico, frio, indiferente. Para outros, no entanto é o contrário, a ausência dessa individualidade os faz ter máscaras e e com isso tentam convencer quem está a sua volta de algo que não possuem, ou seja, mostram ser o que de fato nãoo são, e isto pode resultar em frustrações, conflitos interiores, baixa auto-estima, depressão, e igualmente perdem pessoas queridas como as oportunidades de crescer na vida.
O que gente assim nunca pode fazer é recusar a pretensão de ser uma pessoa melhor como ser humano, sem ser auto-suficiente, ou inferior que o outro, mas dobrar os joelhos para a vida, saber se humilhar diante de Deus e entender que Ele fez cada pessoa para ser dotado de valores preciosos, que não devem ser comparados, porque ama cada um de igual modo.
Existe quem precisa deixar de lado a vaidade, a timidez e não se esquivar tanto no sentido de expor suas opiniões, ou de se soltar, se liberar. Pois, o que lhe deixa confundido entre reconhecer que Deus lhe fez um ser individual, para viver em unidade, pode ser o que lhe faz esquivo, com receio de ser julgado ou não aceito, e não tenta crescer na vida porque teme cometer erros, pois não admite falhas. Quem nunca errou! É no erro que se aprende!
Nós, seres humanos, temos raciocnio lógico, isso é óbvio! Sabemos que Deus nos fez para sermos inteligentes. Então nossa inteligência nos leva a isso, faz-no entender que cada um é um, embora faça parte de um Todo!
Mas, num mundo cada vez mais individualista, não é fácil ter quem diga que a coletividade é preciso para que se possa dividir, somar, subtrair e multiplicar para obter resultados positivos. Esse somatório é que vai garantir se o que se planta é bom. E isso serve também na individualidade: cada um de nós tem de dividir para deixar de lado a suposta perfeição, a auto-suficiência, ou seja, saber compartilhar o amor, a paz, a alegria com as demais pessoas, sem medo de elas tomarem o seu lugar, e isso deve ser feito com humildade para vir a somar idéias, algo que possa contribuir com o crescimento mútuo.

Se fizssemos assim motivaríamos muitos a crescerem tanto emocionalmente como espiritualmente e na vida pessoal. Basta subtrair, minimizar o negativo, para aprender diminuir os erros, e assim, se possa multiplicar os acertos; para surgir o progresso pessoal com êxito!


Elinaura de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário